terça-feira, 30 de setembro de 2008

A Escrita e a Leitura no Hipertexto e Hipermídia com Aprendizagem Ativa - Iolanda

A alfabetização, no letramento, nos processos educacionais sofre uma profunda transformação com a chegada das novas tecnologias e da cultura digital. Essas rupturas se mostram tão radicais que estão exigindo a reconstrução de alguns elementos básicos da escola.

O que se percebe é que a maioria dos textos não incorpora aprendizagem ativa. Usam apenas instrução unidirecional. O estudante lê o que foi escrito, mas não tem meios para manifestar-se. Inexiste interação entre o autor do texto e o estudante. No entanto, a melhor forma de aprendizagem ativa é a que leva em conta o aprender a fazer, aprender a ser, aprender a viver com outros e o aprender a conviver.

Sendo assim, por navegar em hipertexto, desenvolve-se um outro tipo de estrutura mental capaz de fazer links, relacionar conhecimentos, de promover a própria autoria, porque, quando um indivíduo navega, ele é o autor de seu próprio percurso. Além disso, essa pessoa, ao mesmo tempo, desenvolve maior capacidade de comunicação com outros porque ela acaba fazendo parte de um grande autor coletivo, que é esse universo de pessoas que estão cadastrando conhecimento, conteúdo e informação na Internet.



Referências

http://oficinablognaescola.blogspot.com/2008/05/os-processos-educacionais-e-cultura.html
http://penta.ufrgs.br/tege/aprenativ.htm

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